A Dança Do Leão

A DANÇA DO LEÃO

A Dança do Leão  pode ser vista em quase todas as festividades chinesas. Antigamente era comum nos palácios e hoje, pode ser vista também em academias, clubes e escolas. No passado as pessoas suficientemente ricas convidavam uma academia para apresentar a Dança do Leão por ocasião do Ano Novo, em suas casas. acreditava-se que isto traria muita sorte, saúde e grande fortuna para aquele ano. Por isso a dança também é importante para os comerciantes chineses, que possuem muitos costumes e superstições  para o Ano Novo. Eles costumam comprar galhos de flor de pêssego para colocarem nas lojas, alem de convidar  uma academia para executar a Dança em sua porta. Se as flores desabrocharem haverá a certeza de um ano lucrativo.

Além da Dança do Leão existe a do Dragão. A simbologia é a mesma, porém há um aspecto divino na Dança do Dragão, já que este animal vive no céu e possui uma enorme força. Na lenda  o Dragão desce à terra para ajudar as pessoas. O que diferencia esta Dança da do Leão é que  durante a sua execução, quando se vê a cabeça não se pode  ver o rabo e vice-versa . Isto acontece porque  o Dragão é imenso e são necessários varias pessoas para realizar estas dança . Já a dança  do leão, precisa  de uma pessoa segurando a  cabeça e a outra  segurando a cauda. Na rua  as duas danças se misturam, havendo  muita brincadeira entre os dois animais.

Nas ruas, durante as festividades de Ano Novo, tanto na China como nos Estados Unidos, as  academias  saem às ruas, principalmente, para ajudar os comerciantes. Eles  colocam dinheiro, pendurando nas portas , que vai sendo recolhido durante a dança. Este pacote de dinheiro, ou seja , pacote de sorte é chamado de “Hum Bao”  , destina-se ao grupo que dança. Ë como se fosse uma “caixinha” para aqueles que estão se apresentando. Quando o  comerciante é amigo da academia que está passando  coloca dinheiro de forma acessível, se não , ele é colocado bem no alto, as vezes até  escondido. Também pode estar  embaixo  de baldes  com água  ou mesmo depois de um caminho de tigelas de porcelana , isto ressalta a necessidade de uma grande habilidade por parte dos praticantes pois a cabeça do leão é pesada. Durante  a dança,  o leão pisca abre e fecha a boca ,  mexe  a orelha, executa saltos e cambalhotas, tudo dentro da máxima precisão . A dança do leão é muito importante para a academia  pela dificuldade de sua execução, geralmente , só os professores são treinados.

A preparação dos praticantes é longa e requer, além de grande força e energia muito equilíbrio, principalmente  quando uma pessoa sobe nos joelhos ou nas costa do outro , ou  mesmo  quando sobe no banquinho para pegar alface.  Como o leão  representa somente coisas boas , a  paz , nunca ataca os outros animais . Normalmente é usada a alface ( San Tchoi) ou seja  verdura viva . Existe uma forma especifica do leão pegar a alface,  do monge  brincar  que vai  pegar a alface,  e antes do leão cumprimentar o publico  durante a apresentação .  O cumprimento  acontece também quando o leão passa na frente  dos templos . Na China  cada santo ou santa tem um dia . Como eles  vem  do céu,  naquele dia  todas as  academias vão até  o templo  levando oferendas, soltando  bombinhas  e dançando  o leão. Todo o ritual é muito bonito.  A dança é um espetáculo  interessante  e agrada principalmente as crianças.  A encenação  começa com o leão  dormindo, depois ele acorda, meche as orelhas e  os pés , pisam  e se espreguiça . O monge Tat Tau Fat, brinca com  ele, que acorda nervoso e logo depois, a brincadeira começa como se fosse grandes amigos. O leão sobe no banquinho como se fosse numa pedra, incerto com o que há encima, por isso coloca uma pata de cada vez , temeroso.

A dança do leão é acompanhada de um conjunto musical, composto por pratos, gongos e tambor. O tambor é muito antigo na china e foi usado nas guerras para incentivar e dar força aos soldados no campo de batalha. O gongo serve como alarme e os pratos são armas perigosíssimas.

Esperança de paz, o leão considerado o rei dos animais, é muito apreciado pelos chineses desde a antiguidade pela sua força. O monge Ta Tau Fat, que acompanha o leão, representa a esperança de paz e alegria para o ano vindouro. É ele que mostra o caminho a ser seguido. Pela sua bondade e pureza de sentimentos brinca com o leão durante toda a dança, nos ensinando a possibilidade de uma existência harmoniosa entre o homem e os animais. A origem desta lenda perdeu-se no tempo, porem perdura a energia positiva  que ela transmite.-