Posturas Basicas

1ª. MA PU (Postura do Cavalo)  Utilização: Seu equilíbrio é central, fortalecendo assim os músculos dos dois membros inferiores ao mesmo tempo. Dela pode-se passar para qualquer outra postura e em qualquer direção e com a mesma facilidade e rapidez, inclusive os movimentos giratórios. Geralmente é utilizada em combate e é a base ideal para aplicação de ataques de deslocamento lateral.

2ª. TIL KEY MA (Postura Falsa do Cavalo) Utilização: Também chamada de postura do gato. Serve para fortalecer os músculos da perna de apoio (de trás), pois o peso do corpo está totalmente nela concentrado. Utilizada como base frontal em combate, é perfeita para aplicação de chutes com a perna falsa (da frente) e também para ataques em penetração com maior rapidez.

3ª. TAN KEY MA (Postura do Cavalo Empinado) Utilização: Está postura da condições de se aplicar chutes mais rápidos com a perna da frente, pois esta se encontra em elevação. Pode ser utilizado como fuga de uma rasteira e também como defesa contra um chute na coxa. Sua prática constante proporciona ao aluno um ótimo equilíbrio.

4ª. KUN MA (Postura do Arco e Flecha) Utilização: Está postura fortalece os músculos abdominais e da perna flexionada (da frente) e alonga os músculos da perna estendida (de trás). Geralmente utilizada como base frontal em combate, é a base ideal para aplicação de chutes com a perna de trás por estar o peso do corpo concentrado cerca de 80% na perna da frente; e também para utilização dos dois braços, com igualdade, pois o tórax está totalmente voltado para o adversário.

5ª. TENG TI MA (Postura da Esquiva Lateral do Cavalo) Utilização: Está postura fortalece os músculos da perna flexionada e os músculos da perna estendida. Geralmente é utilizado como base para aplicação de rasteiras e para esquivar-se de ataques na lateral do corpo e de chutes.

6ª. FOK TEY MA (Postura Agachada do Cavalo) Utilização: Postura básica para execução de rolamentos e aplicação de ataques no joelho e na coxa, também pode ser posição inicial para uma rasteira tanto frontal como de costas.

7ª. KEY LONG MA (Postura Cruzada do Dragão ou Cavalo) Utilização: Está postura fortalece os músculos das duas pernas, porém exige um esforço maior da perna da frente. É utilizada para esquivar-se de um ataque e como possível passagem de uma postura para a outra com a intenção de fuga ou ataque.