Feng shui para escolas de Kung fu

Qual a importância do Feng shui para escolas de Kung fu?

21/06/2017

|

Vinicius Tadeu

As primeiras referências a feng shui estão na Zhang shu ou Livro das sepulturas que datam 300 anos antes de cristo e diz o seguinte: “Quando o Chi cavalga o vento dispersa, quando ele atinge a água ela para.” essa frase significa que os chineses acreditavam mover coisas somente através de sua energia e por isso o chamavam de feng shui.

Feng Shui e suas ferramentas

Como a maioria das artes chinesas, feng shui está intimamente relacionado as artes marciais, em primeiro lugar porque professores chineses muitas vezes tem conhecimento da disciplina para poder organizar o layout de suas escolas, e também porque ensina as posições do kung fu baseado no “ba-gua” de oito trigramas.

Um dos fundamentos do feng Shui é saber quais ferramentas usar. Existem duas ferramentas que são usadas para medir o nível do Feng Shui em uma sala. Essas ferramentas são o Bagua e a Bússola. O bagua é o mapa de energia. Parece uma grade octogonal e contém símbolos chineses antigos. Para otimizar o nível do Feng Shui em sua escola, você precisa conhecer o bagua de seu espaço.

O que é Bagua?

Bagua é o resultado do antigo sitema binário chinês. Cada um dos Gua é composto por três pequenos símbolos Yao, o que equivale a um pouco na linguagem binária de hoje. Cada Yao (seção) representa yin, fêmea ou Yang, força masculina da natureza. Yin, do sexo feminino, é dois pequenos hífens com um intervalo entre eles. Yang, masculino, é uma linha contínua de hífen. Use alguma imaginação gráfica para ajuda-lo a lembrar os símbolos femininos e masculinos ou pode chamá-los de forma “zero (yin)” e “um (yang)”.

A importância do feng shui para o Kung fu

O Feng Shui é eficiente quando todos ao redor participam ativamente de todo o conceito. Isso é como um modo de ser, uma filosofia a ser seguida assim como o Kungfu.

Uma escola com um bom feng shui, as energias são canalizadas e as intenções no espaço começam a colaborar para o sucesso ou para a espiritualidade do espaço.

Uma boa harmonização faz com que todos os praticantes do Kungfu do espaço possam canalizar sua energia de forma mais conjunta, e o pensamento coletivo torna tudo mais fácil e prático.

Assim como o Kungfu o Feng shui é uma prática que envolve energia, respeito e espiritualidade. E se você se foca demais no que não é importante para seu espaço, é claro que a energia de seu espaço ira conversar da mesma forma. Logo você terá um ambiente ruim e pessoas que não colaboraram com o seu objetivo, seja ele o repasse do ensinamento ou simplesmente lucrar com seu negócio.

Você conhece sobre feng shui? Ajude seus amigos nos comentários a harmonizar os seus espaços e a valorizar suas energias.