Saudação

A “saudação tradicional” do Kung Fu é denominada Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão. O “sol” e a “Lua” formam um novo caractere denominado Ming (明) Significando Clareza ou esclarecimento. Principalmente nas escolas do sul da China, isso denominava que os artistas marciais eram contra a opressão maoista da época.
Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para com o oponente.
Usar a inteligência (mão esquerda em palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita fechada).
Outra saudação utilizada, na qual a mão esquerda fica aberta com dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão esquerda aberta mescla 4 principios básicos e a humildade (polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão fechada significa a força, porque a força sem os 5 príncipios não é nada.

Esta saudação é um costume que faz parte das tradições de Kung Fu.
Ela mostra respeito mútuo um pelo outro, para ele, pelo seu trabalho e suas habilidades. Anteriormente, a saudação teve uma aplicação prática. Os artistas marciais estavam sempre cautelosos, e apertar as mãos (como a saudação ocidental) foi considerado uma ameaça ou um convite para o ataque. 

Lembre-se que muitas técnicas de Chin Na (agarre e controle) começam com um aperto de mão. Tal como no passado tentaram evitar o contato com pessoas inescrupulosas, para evitar ataques de surpresa. Além disso, alguns estilos, como no caso do Hung Gar, com um método complexo de saudação que consiste em dois passos para frente e dois passos para trás, enquanto agitam as mãos em forma de Garra de Tigre.

Em 1986, a República Popular da China padronizou a saudação para o Wushu, esta saudação é basicamente a mesma utilizada pelo Shaolin do Norte, mão direita em forma de punho, enquanto a palma da mão esquerda é colocada no topo, o punho e palma ficam cerca de 30 cm a partir do peito, com os cotovelos dobrados em um círculo, pés juntos apontando para a frente com os joelhos estendidos, a postura é ereta e os olhos concentram se na pessoa que está sendo cumprimentada. A explicação mais comum atualmente, é que a saudação com punho mostra a habilidade marcial, enquanto a palma o encobrindo mostra cortesia e paz. Outra explicação diz que o punho direito moderno demonstra que você está prometido a cultura das artes marciais, e usa-os para construir amizade.

Prática


Ao cumprimentar, ter o cuidado de dobrar o polegar esquerdo, pois isso mostra “humildade”. Se este é colocado de frente para o ser expandido, indicaria algo como “eu sou melhor que você, ou eu sou o número um” na tradição chinesa. Os quatro dedos restantes devem permanecer estendidos, e simbolizam “unindo o Wushu através dos quatro mares. “Diga Olá quando você se encontrar com seu Sifu (isso mostra o seu respeito pelos ensinamentos que ele transmitiu), e ao se despedir dele, além de cumprimentar seu mestre antes que ele o cumprimente, e você deve manter a saudação ao peito até que seu mestre ou professor a devolva. Cumprimente seus instrutores pela mesma razão, saúde os quando você entrar e sair do Kwoon (escola, academia ou tatame), para mostrar respeito pelos conselhos escolares ancestrais, que representa os sacrifícios dos grandes mestres do passado, e seu compromisso com a disciplina. Cumprimente seus pares (irmãos de prática), para mostrar o trabalho em conjunto, e para melhorar as qualificações. A saudação é realizada com o espírito e estado de alerta, é neste momento onde o aluno deve trazer toda a sua atenção, concentração e energia. Não tenha vergonha de fazer esse gesto em uma escola de artes marciais ou de outros profissionais, uma vez que seu hábito de saudação é desenvolvido, a ação adequada virá naturalmente e ajudá-lo a apreciar o real significado das artes marciais .